fbpx

Você sabia que a depressão pode piorar casos de doenças cardiovasculares?

Que a depressão é algo sério todos nós sabemos, mas você sabia que ela tem um fator enorme para quem tem doenças cardiovasculares? Entenda.

O que você vai ver neste artigo:

Se você tem ou conhece alguém que sofre alguma doença cardíaca ou depressão os próximos parágrafos merecem sua atenção agora, pois veja o que a depressão e doenças cardiovasculares podem influenciar na sua vida.

Assim como as doenças cardíacas podem também desencadear ou piorar casos de depressão, uma pesquisa do professor Andrea Fiorillo, realizada na Itália este ano de 2022, destaca que:

  • Um a cada cinco pacientes cardíacos hospitalizados tem depressão;
  • Pacientes com doenças cardíacas são três vezes mais propensos a ter depressão do que a população geral;
  • Além disso, a depressão aumenta o risco de desenvolver doença cardíaca isquêmica e acidente vascular cerebral.

Para calcular o impacto de cada uma dessas ameaças, os cientistas analisaram 3.428 homens entre 45 e 74 anos. Dados coletados ao longo de 10 anos apontaram a depressão como a principal causa de mortes em pessoas com doenças cardiovasculares, e apenas 15% das mortes são causadas realmente pelas doenças cardiovasculares.

Com o maior risco de depressão subsequente entre os pacientes com doenças cardiovasculares, pesquisadores passaram a sugerir uma associação bidirecional entre eles, explica o professor Fiorillo.

Alguns médicos também apontam que a melancolia profunda aumenta os níveis de hormônios como o cortisol e em excesso, eles danificam os vasos sanguíneos e o coração.

Mas, embora muitos mecanismos biológicos e comportamentais tenham sido investigados, nenhum deles parece representar mais do que uma pequena proporção do risco. Fatores ambientais compartilhados parecem ser o principal elo entre a doença cardiovascular comórbida e a depressão.

Análises de dados do Biobank no Reino Unido mostraram que, um score de risco genético fortemente associado a um risco maior de doença coronariana (doença cardiovascular caracterizada pela obstrução dos vasos sanguíneos), não está associado a um risco aumentado de depressão.

Em vez disso, as análises sugerem que fatores ambientais compartilhados são a principal ligação entre a doença cardiovascular comórbida e a depressão, e que a interleucina-6, a proteína C reativa e os triglicerídeos estão causalmente ligados à depressão.

Tanto a depressão quanto a doença cardiovascular são considerados síndromes sistêmicas com muitos mecanismos de feedback interconectados, envolvendo por exemplo, cortisol, monaminas, volume hipocampal, neurodegeneração e privação do sono.

A busca pelo tratamento da depressão por pessoas com doenças cardiovasculares, podem melhorar tanto a qualidade de vida quanto a longevidade.

Quais são os sintomas da depressão?

Além de seus sintomas mais padronizados, a depressão pode acarretar muitos prejuízos para o paciente. Além do cansaço em demasia, observa-se uma grande frequência de queixas sobre o sono, altos índices de raiva e irritabilidade, além de desinteresse por atividades cotidianas que proporcionavam prazer antes do adoecimento (aqui pode incluir-se até mesmo a atividade sexual).

Problemas físicos como dores de cabeça, dores crônicas e até mesmo dores generalizadas que não passam com medicamentos que normalmente resolviam o problema, são alguns dos exemplos do que a depressão pode fazer com o corpo.

Também é comum observar uma diminuição da memória, bem como uma fuga dos problemas por intermédio do consumo de álcool e ilícitos (o que resulta em piora do quadro), para saber mais sobre os principais sintomas da depressão tecle aqui.

Lembre-se, cada caso precisa ser diagnosticado pelos profissionais de saúde, neste caso o cardiologista e o psiquiatra, converse com seu médico sobre possíveis sintomas, somente ele poderá avaliar se existe uma ligação entre a depressão e doenças cardiovasculares em cada caso. Você apenas precisa estar ciente: depressão e problemas cardíacos muitas vezes andam juntas.

Compreender totalmente a relação entre depressão e doenças cardíacas pode melhorar a sua qualidade de vida ou de pessoas próximas a você, esse costuma ser o desejo de pessoas que buscam pelos meus atendimentos, e descobrem que podem ter uma vida saudável levando em conta os fatores que podem ou não piorar seus quadros, e sim, isso é possível.

Se você quer saber mais sobre este assunto, ou até conversar pessoalmente comigo, basta entrar em contato com os telefones que constam no rodapé desta página.

Gostou de saber sobre a relação entre a depressão e as doenças cardiovasculares? Para se aprofundar ainda mais em meus conteúdos você também pode me seguir no instagram, ou continuar lendo os demais tópicos deste blog.

Leia também: Covid-19 e a Saúde Mental

Dr. José Augusto | CRM: 5974 SC | RQE 7896
Dr. José Augusto | CRM: 5974 SC | RQE 7896

Psiquiatra Pioneiro e Altamente Capacitado em tratamentos com aplicação de Cetamina para casos de Depressão.

Receba diretamente em seu e-mail todas as novidades, postagens e artigos referente a Cetamina no Brasil e no Mundo.

Cetamina ou Ketamina são medicamentos anestésicos que têm ganhado cada vez mais a atenção do mundo científico quando se trata de alternativas para tratamento da Depressão Resistente.

Neste Blog você descobre tudo sobre essa esperança para o tratamento de depressão resistente.

Categorias
Junte-se as pessoas que recebem conteúdos gratuitos todos os dias!

Tudo sobre tratamentos, depressão saúde e bem estar, conteúdos criados por um psquiatra que esta a anos ajudando pessoas em todo o Brasil.

Noticias sobre tratamentos