Como funciona o tratamento com cetamina para depressão?
A cetamina é uma substância aprovada pela FDA há cerca de 50 anos. Está aprovado para uso como anestésico e analgésico, sendo considerado medicamento essencial pela Organização Mundial da Saúde. Nas mãos certas, a cetamina é um medicamento muito seguro. Como um antidepressivo, a cetamina alivia os sintomas em até 80% dos pacientes. Como solução para a dor crônica, a cetamina pode proporcionar alívio por até 6 meses. O tratamento com a cetamina para depressão e para dor crônica, é altamente eficaz, e é aprovada pelo FDA para esses usos.
O medicamento só pode ser usado em ambiente clínico ou hospitalar
Este medicamento só pode ser usado em ambiente clínico ou hospitalar, não está disponível em farmácias, e durante a aplicação o paciente é totalmente monitorado. Mas os resultados começam a aparecer já nos primeiros dias após o início do tratamento.
Fazendo o tratamento com cetamina para depressão, é muito importante fazer terapia, pois facilita e ajuda na rotina a discernir o que é a doença e o que são os traumas.
Pesquisas mostram que as aplicações de cetamina são mais eficazes quando administradas em série durante um período inicial de duas semanas. Durante esse período, são recomendadas 10 infusões.
Depois disso, apenas alguns pacientes entram em fase de manutenção.
As aplicações de manutenção são realizadas conforme a necessidade, dependendo dos sintomas de cada paciente. Alguns pacientes requerem aplicações semanais ou quinzenais de cetamina, enquanto outros podem precisar apenas de aplicações a cada dois meses, ou mesmo com intervalos de 6 meses.
A partir do tratamento, o paciente sente os sintomas reduzirem, e a medicação tradicional, o que antes não era tão bem aproveitada pelo organismo, agora tem a ação potencializada pela ketamina, ela não substitui a medicação antiga, os tratamentos são feitos em conjunto.
Ela serve como um potencializador, para ajudar o antidepressivo a atuar melhor no paciente.
Assim os medicamentos antidepressivos tradicionais demoram algumas semanas para fazer efeito, o novo tratamento usando a ketamina é visto com bons olhos pelos médicos, justamente pela ação rápida e eficaz.
E mesmo que seja indicado a um grupo seleto de pacientes, eles representam entre 25% a 30% das pessoas diagnosticadas com depressão.
Ainda assim, o uso deve ser controlado.
Embora as respostas da ketamina possam surgir logo nos primeiros dias após a aplicação, é preciso esperar passar no mínimo 4 semanas, para que o médico e paciente tenham uma noção melhor da eficácia do medicamento.
É um tratamento confortável de se fazer, em geral, e o mais importante é que é eficaz. Se formos pensar há uma quantidade de pacientes que não melhoram com o tratamento tradicional, e essa é uma medicação que pode mudar a forma de tratar. O mecanismo de ação da ketamina é diferente dos antidepressivos, pois faz uma modulação sobre a molécula cerebral (neurotransmissor) glutamato.
Alguns sinais e sintomas de depressão
- Sensação de vazio;
- Baixa autoestima;
- Sensação de tristeza;
- Falta de vontade para realizar atividades que davam prazer;
- Falta de energia;
- Cansaço constante;
- Irritabilidade;
- Dores e alterações no corpo;
- Excesso de sono;
- Insônia;
- Perda de apetite;
- Aumento do apetite;
- Falta de concentração;
- Pensamento de morte;
- Abuso de álcool;
- Abuso de drogas;
- Lentidão ou Agitação;
- Ausência de perspectivas na vida;
- Aumento ou redução no peso.
Porque você deve considerar a terapia de infusão de cetamina?
Rápido e Eficaz
A terapia de infusão de cetamina pode ajudar os pacientes a se sentirem melhor horas após o tratamento.
Longo Prazo
A cetamina pode ajudar aqueles que sofrem de problemas de humor e dores crônicas a se sentirem melhor a longo prazo.
Segurança Forte
Ao contrário dos tratamentos tradicionais, a cetamina é segura e os pacientes relataram efeitos colaterais mínimos.
Tratamento com cetamina para depressão funciona?
Solicite mais informações
e faça seu agendamento
Telefone: (47) 3326-0881
Atendimento de Seg. a Sex. das 08hs às 18hs.